ECA-USP promove oficina de criação de seu primeiro “telhado verde”

20/09/2016 14:00
20/09/2016 17:00

Com o  objetivo de chamar a atenção para as formas de ocupação de espaços e a cocriação da paisagem e, ainda, promover e desenvolver diferentes formas pedagógicas para troca e registro de conhecimentos, será realizada  no dia 20/9,   a oficina de Criação do Telhado Vivo Leve da ECA

O “telhado vivo leve” será criado na laje da casa de máquinas que fica ao lado do prédio central, próximo ao espaço de vivência. A proposta é utilizar materiais de baixo custo e baixo impacto ambiental, por meio do uso de técnicas de permacultura para implementação desse sistema vivo. Uma diferença deste projeto em relação a outros projetos de paisagismo é o uso de palha, ao invés de terra, no plantio. Deste modo, o telhado fica mais leve e não apresenta riscos de comprometer a estrutura.

Os participantes da oficina terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das quatro etapas da atividade: 1. teoria; 2. implantação; 3. plantio; e 4. roda de conversa. Todo o trabalho de permacultura será realizado pelo permacultor Pedro Coelho Massela, estudante do Instituto de Biociências da USP e colaborador do Instituto Humanaterra.

A iniciativa faz parte do projeto ECA Sustentável, uma iniciativa da diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP para as comemorações dos seus 50 anos, celebrados em 2016. O objetivo do projeto é desenvolver ações sustentáveis na ECA-USP, de modo a contribuir para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade.

Serviço:  Oficina: Criação do Telhado Vivo da ECA

Data:  20 de setembro de 2016,
Horário:  14h às 17h
Local:  ECA/USP -  Prédio Central (próximo à vivência)