ECA promove encontro sobre gestão da informação e tecnologia

14/05/2018 19:00
25/05/2018 17:00

O grupo de pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) promove, a partir do dia 14 de maio, o Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI). Em sua quarta edição, o TOI reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de mercado para compartilhar experiências, apresentar estudos de caso e refletir sobre as tendências mais recentes nos campos da gestão da informação e acesso de dados em meio digital. O evento é gratuito e aberto ao público; para participar de uma das mesas do TOI, o interessado deve efetuar a sua inscrição no site do evento.

O congresso é organizado em dez mesas temáticas, ligadas, por exemplo, às áreas de gestão da informação e curadoria digitais, big data e data analytics, inteligência artificial e ética da informação, e quatro minicursos, nas áreas de empreendedorismo, inteligência emocional, liderança e transição de carreira. Segundo o coordenador do evento, professor Francisco Paletta, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), o objetivo do encontro é “compartilhar e trocar experiências profissionais e resultados de pesquisas sobre novas formas de organização, apropriação, uso e preservação da informação na Era Digital”.

Entre os convidados estão Gustavo Gattass Ayub, mestre em Ciências da Computação pela USP e gerente sênior de produtos para dados e inteligência artificial na Microsoft, e Alexandre Del Rey, sócio-fundador da Engrama e da CogSign, startup especializada em tecnologias disruptivas. Eles irão falar sobre as principais tendências no universo da Inteligência Artificial e da Data Analytics, que incluem machine e deep learning, chatbots (agentes virtuais) e business intelligence. Sérgio Gama, da IBM, irá falar sobre a experiência da empresa com o Watson, software de inteligência artificial. Pela Amazon, Renato Barbosa, líder de inovação, e Fernando Sapata, solution architect, irão apresentar os serviços da empresa nesta área, além de fazer demonstrações de live-demos de chatbots, reconhecimento de imagem e internet das coisas.

No campo acadêmico, serão apresentadas as experiências da Biblioteca Pública Digital, com Liliana Giusti Serra, responsável pelo desenvolvimento dos softwares SophiA Biblioteca e SophiA Acervo, da Getty Research Portal, catálogo especializado em história da arte, e algumas iniciativas da USP na área, como o Arquigrafia, realizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo para a gestão de acervos fotográficos, a Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA e a Biblioteca Brasiliana Digital, que conta hoje com mais de 3 mil títulos disponíveis sobre história, literatura e cultura brasileira.

O IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI) é realizado em colaboração científica e acadêmica com o 15º CONTECSI, organizado pela Faculdade de Economia e Administração da USP.

Informações sobre datas e horários das mesas temáticas e inscrições estão disponíveis no site oficial do evento.

Serviço:
IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação
Data: 14, 17 a 25 de maio
Locais: Escola de Comunicações e Artes da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo, SP)
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Butantã, São Paulo, SP)
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, s/n  Butantã, São Paulo, SP)