Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva

30/10/2017 09:00
01/11/2017 19:00

De 30 de outubro a 1 de novembro acontece o Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva, organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva. O evento ocorrerá, de forma intercalada, entre a Biblioteca Brasiliana e a ECA e trará palestras, apresentação de trabalhos científicos e atividades artísticas e culturais.

O primeiro dia do evento terá a presença do professor Eduardo Monteiro, diretor da ECA, que fará a abertura oficial do evento na Biblioteca Brasiliana. No mesmo dia, Artur Matuck, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), participará da mesa-redonda Arte e Ciência: Proposições através de idiomas. Também no dia 30, a professora Maria Cristina Palma Mungioli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), será a mediadora da mesa Leitura, Cognição, Narrativas Complexas, (des)aprendizagem e consciência.

No dia 31, José Teixeira Coelho Neto, professor emérito da ECA, fala sobre O Significado das Culturas Computacionais na Biblioteca Mindlin. Na sequência, os participantes poderão visitar a exposição Sinapses — o pensamento do artista, de curadoria de Hugo Fortes, docente do CRP. No período da tarde, já na ECA, o professor Vinícius Romanini será o mediador de uma mesa-redonda sobre Autonomia e Complexidade em Peirce, com participação do professor Winfried Noeth, da PUC-SP. No final da tarde, os professores Marcos Luiz Mucheroni, do Departamento de Informação e Cultura (CBD) e Silvia de Laurentiz, do Departamento de Artes Plásticas, irão mediar mesas sobre Complexidade e Autonomia na Pesquisa em Inteligência Artificial e Arte, Experiência Estética e Cognição, respectivamente.

Artur Matuck fará a palestra-performance Patafísica: persistência de uma alterciência semiofágica

Entre os principais temas do encontro estão os conceitos de autonomia, consciência e complexidade, buscando entender como esses fatores podem influenciar a sociedade. O evento contará com a presença de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (UNICAMP) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A programação completa está disponível no site do encontro.

Serviço:
Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva
Data: 30 de outubro a 1 de novembro
Locais: Biblioteca Brasiliana (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária) e Escola de Comunicações e Artes (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária)