Entenda a história das ocupações estudantis de 2015 no filme “Espero tua (re)volta”

03/10/2019 18:30
03/10/2019 21:00

Haverá exibição e debate com a diretora, que é ex-aluna da ECA

No dia 3 de outubro, o filme Espero tua (re)volta, que conta a história do movimento estudantil de ocupação das escolas estaduais em 2015, será exibido no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). A obra é dirigida por Eliza Capai, ex-aluna de Jornalismo da ECA.

O filme é o terceiro longa da diretora e teve sua estreia em 2019, no Festival de Berlim, onde recebeu o Prêmio da Anistia Internacional e o Prêmio da Paz. Ao longo desse ano, continua circulando em diferentes festivais ao redor do mundo e recebendo diversos prêmios.

Segue abaixo a sinopse:

“Espero tua (re)volta” traz o ponto de vista das lutas estudantis a partir do olhar de três jovens, ex-secundaristas: Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza. Eles relembram os eventos de 2013, até chegarem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à vitória do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em 2018. O ponto central do filme são as ocupações das escolas paulistas em 2015, em resposta a reorganização escolar anunciada pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. A proposta previa o fechamento de mais de 90 escolas e o remanejamento de cerca de 300 mil alunos para outras unidades. Sob o lema “Ocupar e resistir”, os estudantes protagonizaram a ocupação de mais de 200 escolas, o que serviu de inspiração para jovens de todo o país.

Para assistir ao trailer, clique no link

A exibição do filme será seguida por um bate-papo com a diretora. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.