Edição de livros de arte é tema de nova série de encontro no Espaço das Artes

02/10/2017 19:30
02/10/2017 21:30

O EdA – Espaço das Artes inaugura no dia 2 de outubro, às 19h30, sua nova série de encontros, Ideias da Prática, com o objetivo de apresentar relatos e reflexões de profissionais experientes e especialistas envolvidos nas etapas de realização de obras e eventos das diversas áreas artísticas. Ideias da Prática é uma iniciativa de estudantes, professores e funcionários dos departamentos de artes da ECA-USP.

A proposta visa dar destaque ao desenvolvimento de processos, procurando iluminar as tarefas e os objetos associados à produção artística propriamente dita que geralmente passam despercebidos, promovendo a discussão sobre os meios, procedimentos e técnicas pelos quais um fenômeno cultural se materializa. Participam deste primeiro encontro o fotógrafo e professor do Departamento de Artes Plásticas João Luiz Musa e o designer gráfico Daniel Trench para uma debate sobre Livros e outras publicações de arte, com mediação de Flávia Kitasato, graduanda no Departamento de Artes Plásticas.

João Luiz Musa é professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA, onde obteve os títulos de mestre e doutor em Poéticas Visuais. Atua como fotógrafo profissional e especialista em controle de tons e conservação de imagens. Premiado Melhor Fotógrafo do Ano, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, com a exposição Viagem a uma terra desconhecida (MASP, 1992), recebeu bolsa da Fundação Vitae (2004) para pesquisa em tecnologias de digitalização e representação de imagens em cores. Entre suas exposições mais recentes destacam-se Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2012) e 15 (Galeria Luciana Brito, São Paulo, 2015).

Daniel Trench é graduado em Artes Plásticas pela FAAP e mestre em Poéticas Visuais pela ECA. Professor da ESPM e da Escola da Cidade, desenvolve projetos de design gráfico e identidade visual, em parceria com Celso Longo. Desde 2009, atua como editor de arte da revista Serrote, publicação do Instituto Moreira Salles que teve seu projeto gráfico premiado na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Em 2010, foi um dos condutores do workshop de criação da identidade visual da 30ª Bienal Internacional de São Paulo.

Edição de livros de arte é tema do primeiro encontro da série Ideias da Prática

 

Serviço:
Ideias da Prática – Livros e outras publicações de arte, com Daniel Trench e João Luiz Musa

Data: 2 de outubro
Horário: 19h30
Local: Espaço das Artes (edifício do antigo MAC-USP)
Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo