Espaço das Artes recebe Rochelle Costi e Ivo Mesquita

25/09/2017 19:00
25/09/2017 21:00
A sétima edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre a fotógrafa e artista multimídia Rochelle Costi e o crítico e curador Ivo Mesquita, com mediação de Nicolas Mangolim, estudante do curso de Artes Visuais. O debate acontece no dia 25 de setembro, segunda-feira, às 19h30, no EdA – Espaço das Artes da ECA. 
 
Neste encontro, Rochelle e Ivo discutem a trajetória da artista, que expõe atualmente em duas mostras coletivas: São Paulo não é uma cidade, no novo SESC 24 de Maio e 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, no MUBE. Serão abordadas questões como as transfigurações dos usos habituais da imagem, que animam a obra de Rochelle Costi, em diálogo com a reflexão crítica de muitos anos desenvolvida por Ivo Mesquita sobre a produção de arte contemporânea no país. 
 
Rochelle Costi trabalha com fotografia, vídeo e instalação. Suas obras são geralmente organizadas em séries, lidando com o deslocamento de escalas, pontos de vista e outros parâmetros habituais da circulação de imagens no mundo contemporâneo. Recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Funarte (1997) e a Bolsa Vitae de Artes (2000). Participou da 24ª e da 29ª Bienal Internacional de São Paulo. Entre suas exposições individuais mais recentes podem ser citadas Contabilidade (galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro) e Reprodutor (The Photographer’ Gallery, Londres), ambas em 2016. 
 
Ivo Mesquita é curador independente. Pós-graduado em História da Arte pela USP, foi diretor artístico da Fundação Bienal de São Paulo (1999-2000), diretor artístico do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2001-2002), eurador da 28ª Bienal Internacional de São Paulo (2008) e curador-chefe e diretor artístico da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2002-2015). Das diversas exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se Cartographies (Winnipeg Art Gallery, Winnipeg, Canadá, 1993) e F[r]icciones (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, 2000). 
 
Imagem da exposição São Paulo não é uma cidade, em cartaz no SESC 24 de maio. Foto: rochellecosti.com
 
Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por estudantes do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção artística recente. 
 
Serviço:
Data: 25 de setembro
Horário: 19h
Local: EdA – Espaço das Artes da ECA-USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP)