Espetáculo “Maria Inês ou o que você mata pra sobreviver?”

08/06/2013 19:00
09/06/2013 20:00

A Cia Ato Reverso, grupo formado por estudantes do curso de Artes Cênicas da ECA, estreia dia 8 de junho seu primeiro espetáculo: Maria Inês ou o que você mata pra sobreviver?. A peça irá circular na zona leste e no centro da cidade de São Paulo.

De modo colaborativo, o grupo pesquisa uma poética narrativo-documentária e se alimenta de diferentes linguagens teatrais, a fim de materializar o diálogo entre ficção e realidade, criando maior intimidade com o público.

O espetáculo Maria Inês ou o que você mata pra sobreviver? é o projeto de formatura de quatro alunas do CAC: Nathália Bonilha, Luiza Romão, Mayra Coelhoe e Bárbara Lins. A montagem foi contemplada pelo edital ProAC Primeiras Obras de Produção e Temporada de Teatro da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em dezembro do ano passado.

O espetáculo tem como ponto de partida a narrativa da música Maria Inês do grupo musical Karnak. Seguindo a trajetória da personagem que assassinou o marido, o cunhado e o sobrinho para se salvar, a peça lança a pergunta “O que você mata pra sobreviver?”. O intuito é aproximar a situação-limite da personagem à condição de sobrevivência na sociedade atual.

Junto com Maria Inês, outras vozes aparecem, questionando os conceitos de formação, sobrevivência e liberdade. São relatos construídos pela companhia durante seu contato com os adolescentes da Fundação Casa entre fevereiro e abril deste ano, e ressignificados pelos atores ao longo dessa experiência. Nesta costura entre cenas ficcionais e cenas documentais, o espetáculo questiona: O que há de Maria Inês na Fundação Casa? Quando somos Maria Inês? Quais prisões estão naturalizadas no nosso cotidiano? Como se mata e se morre todos os dias? O que você mata pra sobreviver?

O espetáculo é gratuito.
Logo após o espetáculo de estreia haverá o show de Tião Carvalho.
Mais informações no e-mail cia.atoreverso@gmail.com ou no Facebook da Cia Ato Reverso.

Temporada na sede do coletivo Dolores, Cidade Patriarca:
Data: 8 a 16 de junho (sábados e domingos)
Horário: 19h (8/6), 21h (15/6) e 20h (9/6 e 16/6)
Local: Rua Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca (zona leste).
60 lugares. Gratuito.

Temporada na sede da Cia do Feijão:
Data: 29 de junho a 7 de julho (sábados e domingos)
Horário: 21h (sábado) e 20h (domingo)
Local: Cia do Feijão (Rua Teodoro Baima, 68 – República, próximo à estação do metrô República)
60 lugares. Gratuito.