Espetáculo “Pulsão” do grupo Desvio Coletivo

11/05/2013 20:00

Estreia no próximo sábado, dia 11 de maio, a primeira temporada de “Pulsão”, espetáculo de teatro performativo e relacional, criado pelo grupo Desvio Coletivo, e produzido em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da ECA e o Instituto de Artes da UNESP. O espetáculo é dirigido por Marcos Bulhões, professor de Direção Teatral e de Práticas Performativas do Departamento de Artes Cênicas (CAC).

O espetáculo tem como tema a motivação de viver diante do risco da morte. O roteiro trata da internação hospitalar e do enfrentamento de uma doença grave. A dramaturgia foi desenvolvida coletivamente, por meio da criação de jogos relacionais e de cenas que operam no limite entre o teatro e a arte da performance. O público acompanha as ações conduzidas por mais de vinte atores, acompanhados de músicos ao vivo, todos imersos em um espaço comum, sem divisões. Uma parte do público participa ativamente do jogo cênico que celebra a vontade de potência. “Não pretendemos apresentar um espetáculo teatral, no sentido convencional do termo”, afirma o professor e diretor Marcos Bulhões. Segundo ele, a proposta convida o espectador à participação em um “jogo cênico, um ato artístico coletivo, provocando a criação de uma ‘zona temporária’ de poesia e de vida em potência, no sentido atribuído por Nietzsche”.

O Desvio Coletivo é uma rede de criadores em cena performativa. Cria espetáculos de teatro, instalações cênicas, intervenções artísticas em espaços não convencionais (site specifics), acontecimentos (happenings), performances urbanas e ações na Internet. Coordenado por Marcos Bulhões e Marcelo Denny, o Desvio Coletivo reúne mais de vinte artistas de diversas áreas. O grupo atua desde agosto de 2011 em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da ECA e o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados com antecedência de trinta minutos. A entrada é gratuita e a peça não é recomendada para menores de 16 anos.

Data: 11 de maio a 22 de junho
Horário: 20h (sábados)
Local: Instituto de Artes da UNESP (Teatro Reynuncio Lima - R. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda) |
40 lugares | Tel. 982027667