Etnia e histórias em quadrinhos é tema do "Diversidade"

29/10/2016 14:00
No  Diversidade em Ciência desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA),   entrevista o quadrinista Marcelo D’Salete, formado em Artes Plásticas pela ECA e mestre em História da Arte, no Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP.

Durante a entrevista, Marcelo D’Salete fala  sobre a representação e os estereótipos sofridos por negros em histórias em quadrinhos e também aborda as suas produções artística e intelectual sobre o assunto. 

Marcelo  é autor do livro Cumbe, que traz narrativas (em quadrinhos) da escravização, do ponto de vista dos personagens escravizados e as suas resistências ao regime colonial brasileiro. O livro, lançado pela editora Veneta, já foi publicado, além do Brasil, em Portugal, França e Itália.   D´Salete  também ilustrou os livros infantis Ai de ti, Tietê, de Rogério Andrade Barbosa; Duas Casas, de Cláudia Dragonetti; E Assim Surgiu o Maracanã, de Sandra Pina; Zagaia e Da Cabula, os dois de Allan Santos da Rosa; As descobertas de Paulinho na Metrópole, de Marina Torres; Olho Mágico, de Tiago Melo; A Rainha da Bateria, de Martinho da Vila e outras obras.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O programa é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, (CCA) .

  A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.


Foto: arquivo pessoal

 
 
Serviço
Data: 29 de outubro
Horário: 14h
Local:  Rádio USP