Comunicantus celebra os 20 anos do Coral da Terceira Idade

23/11/2017 18:30
24/11/2017 21:00

O Comunicantus – Laboratório Coral do Departamento de Música (CMU) – promove nos dias 23 e 24 de novembro o Festival Comunicantus, que este ano comemora os 20 anos do Coral da Terceira Idade da USP. O Festival apresenta vários coros adultos, entre eles os grupos universitários, como Coral da ECA-USP, e o próprio Coral da Terceira Idade. A novidade deste ano é a inclusão de grupos instrumentais, facilitada pela acústica do Espaço das Artes, local do evento.

No dia 23, cantam o Coral Universitário Comunicantus e o Coral da ECA-USP – este último com a participação de alunos instrumentistas do grupo. Em seguida, haverá a apresentação do conjunto de flautas liderado pelo professor Toninho Carrasqueira, docente do CMU, com repertório instrumental. Os três grupos apresentarão arranjos de alunos do CMU. No dia 24, cantam o Coral da Terceira Idade da USP, o Coral Escola Comunicantus e o Coro de Câmara Comunicantus.

Coral da Terceira Idade (foto) e outros grupos corais apresentam repertório erudito e popular com arranjos inéditos. Foto: Comunicantus

O repertório inclui novos arranjos para Garota de Ipanema (Tom e Vinícius), Fala e Amor (ambas do repertório do grupo Secos e Molhados), Pedaço de mim (Milton Nascimento), Estamos aí (de Maurício Einhorn, Durval Ferreira,Regina Werneck), Ronda (Vanzolini), Chove Chuva (Jorge Benjor)  e Abrigo de Vagabundos (Adoniran Barbosa). No repertório erudito, dois oratórios do romantismo serão representados: o Coral da ECA-USP canta três coros do Elias, de Felix Mendelssohn-Barholdy, e o Coro de Câmara Comunicantus canta dois coros de Christus, de Franz Liszt. Do século XX, o repertório religioso traz Cor dulce, Cor amabile, de Villa-Lobos, o Gloria da Missa Guaimi, de Marco Antonio da Silva Ramos, e o Salmo 22, da compositora Claudia Alvarenga

No encerramento, o Coral da Terceira Idade da USP apresenta o canto de Natal O holy night, em conjunto com o Coro de Câmara Comunicantus e o Conjunto Instrumental Comunicantus, sob a regência do professor Marco Antônio da Silva Ramos.

O festival é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, acesse o blog do Comunicantus.

Serviço:

Festival Comunicantus
Data: 23 e 24 de novembro
Local: Espaço das Artes da ECA-USP (Rua da Praça do Relógio, 160)