Festival Comunicantus de Coros 2016

08/12/2016 20:15

Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música (CMU) promove, no dia 8/12,  o Festival de Coros no Anfiteatro Altino Antunes (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP).  Nesta edição de 2016, os coros participantes são: Coral da Terceira Idade da USP, CUCO - Coral Universitário Comunicantus, Coral Escola Comunicantus e Coro de Câmara Comunicantus.

Como parte das comemorações pelos 50 anos da ECA, o Festival investiu no repertório contemporâneo e do século XX. Serão apresentandos diversos arranjos e composições inéditas, alguns deles ligados a projetos de pesquisa integrados às atividades práticas dos corais.

Coordenado pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara, do CMU, o Festival apresenta o resultado do projeto artístico-pedagógico em canto coral que envolve todos os níveis de formação. Entre os regentes, além do coordenador e diretor artístico Marco Antonio da Silva Ramos, estarão alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Como destaques de repertório do Coral Escola Comunicantus estão O how amiable are thy dwellings, do compositor britânico John Rutter, e a XV Trova, do compositor e professor Gilberto Mendes, que faleceu em janeiro de 2016.

O Coral da Terceira Idade da USP apresenta arranjos de duas canções bolivianas, um deles inédito, além de arranjos corais de duas peças muito conhecidas do repertório para canto solista, Quem sabe, de Carlos Gomes, e Azulão, de Jaime Ovalle.

O CUCO – Coral Universitário Comunicantus apresenta duas composições e um arranjo regidos pelos próprios criadores, que fazem parte do grupo.

O Coro de Câmara Comunicantus, formado por bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP, apresentará três arranjos de Carlos Menezes Jr. que integram sua tese de Doutorado sobre o Clube da Esquina e processos criativos de arranjos vocais de canções populares brasileiras, concluída em 2016.

A curadoria de repertório é da professora Susana Cecilia Igayara, que coordenou o projeto de seleção e ordenação do repertório. As sugestões de obras, neste projeto, são feitas por todos os alunos participantes e decididas coletivamente, como parte do processo colaborativo e cooperativo do Comunicantus: laboratório coral. Os alunos de pós-graduação participam ativamente da construção do repertório, tanto sugerindo obras ligadas às suas pesquisas, como produzindo novas obras.

Data: 8 de dezembro
Local;  Anfiteatro Altino Antunes - FMVZ/USP