Grupo de pesquisa do CTR promove debate sobre filme

20/06/2018 18:00
20/06/2018 20:00

No dia 20 de junho, às 18h, o grupo de pesquisa História da experimentação no cinema e na crítica, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), promove o evento Crítica, Afeto e Cosmopolitismo: António um dois três (2017) de Leonardo Mouramateus, com a presença de Denilson Lopes que fará uma exposição acerca do filme.

O evento ocorrerá no auditório B do CTR e inicia-se com a projeção, às 18h, do filme António um dois três (Brasil-Portugal, 2017, 95’), que retrata três fases diferentes da vida desse jovem que está passando por um momento complicado de desemprego, falta de moradia em Lisboa e reencontro com sua ex-namorada, processo que influencia na construção de suas memórias. Além das exposições de Denilson, o evento contará com comentários do crítico de cinema, Raul Arthuso, debate com o docente do CTR, Rubens Machado Jr, mediação do cineasta e artista plástico Geraldo Blay e relato crítico da atriz, cineasta e pesquisadora Anna Karinne Ballalai.

Denilson Lopes é docente associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador CNPq. Escreveu os seguintes livros: Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos (2016), No Coração do Mundo: paisagens transculturais (2012), A Delicadeza: estética, experiência e paisagens (2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios, entre outras publicações. Além de crítico de cinema, Raul Arthuso é pesquisador e cineasta formado pelo CTR, atua como editor-chefe da Revista Cinética, uma das principais do país que abordam esta temática, também pesquisa sobre cinema brasileiro contemporâneo, em seu mestrado e atual doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA.

Rubens Machado Jr é mestre e doutor pela ECA, onde atua lecionando sobre história, análise e crítica de cinema; lidera o grupo de pesquisa História da experimentação no cinema e na crítica, criado em 2005. Geraldo Blay e Anna Karinne são doutorandos pelo PPGMPA, esta última, orientada por Rubens Machado Jr.

Serviço:

Debate sobre o filme António um dois três no CTR

Data: 20 de junho

Local: Auditório B - CTR (Prédio 4)