Grupo de pesquisa Mecom promove o curso Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação

29/09/2020 19:30
04/12/2020 21:30

Formação é realizada em parceria com o grupo Polifonia, da Universidade Estadual da Bahia; principal foco das atividades é o uso de recursos tecnológicos em diferentes níveis de ensino

Os grupos de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom), da ECA, e Polifonia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus III da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) promovem o curso Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação, que começa nesta terça-feira, dia 29, às 19h30, em live no Youtube.

Os dez encontros formativos são parte das 40h de atividades do curso, cuja meta é levar aos participantes uma discussão sobre a mediação dos recursos tecnológicos e informacionais nas práticas educativas em diferentes níveis e ciclos de ensino. A capacitação vai até 4 de dezembro, abordando temas como ensino remoto, híbrido e a distância; gestão de projetos educomunicativos; proposições atuais sobre as metodologias ativas; gamificação; redes sociais e a linguagem digital.

Por ser uma proposta educomunicativa, haverá reflexões teóricas sobre as temáticas, experiências e práticas vivenciadas pelos participantes. O uso das diferentes linguagens, pautado pela Educomunicação, norteará, inclusive, o formato do curso, que abrange lives transmitidas pelo canal do grupo Polifonia no Youtube, reuniões pelo Google Meet, plataforma de estudos no Google Classroom e transmissão dos debates em formato podcast pela Rádio Edu.

As inscrições estão encerradas, no entanto as lives semanais e os podcasts terão transmissão aberta a todos os interessados. As demais atividades (reuniões via Google Meet e plataforma de estudos do Google Classroom) serão destinadas exclusivamente aos inscritos, que receberão certificado com carga horária correspondente à participação.

Confira no quadro a seguir a programação completa do curso. Para saber mais, envie e-mail para observatorioeducom@gmail.com e acompanhe as novidades pelo Instagram do grupo Polifonia.

Programação curso Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação

Serviço:
Curso Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação
Data: 29 de setembro a 4 de dezembro
Via Youtube, Google Meet, Google Classroom e Rádio Edu

Sobre o grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom)

O grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom) é coordenado pelo professor Adilson Citelli,  do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), que realiza há anos pesquisas na interface comunicação e educação, área na qual produziu inúmeros livros e artigos. Ele também colaborou na implantação de projetos educomunicativos, sendo um dos criadores da Licenciatura em Educomunicação  da ECA. O trabalho mais recente de Citelli é Comunicação e Educação: Os Desafios da Aceleração Social do Tempo, livro da coleção Educomunicação editado pela Paulinas. Atualmente está finalizando junto ao grupo a pesquisa Inter-Relações Comunicação e Educação no Contexto do Ensino Básico.