Grupo de pesquisa promove seminário em homenagem aos 40 anos do livro de Cremilda Medina

24/04/2018 14:00
24/04/2018 17:00

No dia 24 de abril, às 14h, o grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social promove seminário em homenagem aos 40 de publicação do livro Notícia, um produto à venda – jornalismo na sociedade urbana e industrial, da professora Cremilda Medina, que promove uma reflexão acerca do tratamento dado às informações dentro das redações jornalísticas.

A obra é derivada da pesquisa Estrutura da mensagem jornalística, tema da dissertação de mestrado da docente, sendo a primeira realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), além de também ser precursora da pesquisa em Comunicação no Brasil e na América Latina. Após 40 anos de publicação, a obra é largamente adotada nos cursos de jornalismo no Brasil, tornando-se uma relevante referência devido a investigação da realidade profissional.

Cremilda Medina é jornalista, pesquisadora e professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), atuando na formação de mestre, doutores e pós-doutores no PPGCOM e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM). A docente também é líder do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social.

O seminário pretende celebrar o livro e provocar uma reflexão sobre as notícias vinculadas pelo jornalismo contemporâneo, passando pelas condições de produção atuais até a questão da veiculação de notícias falsas. O evento ocorrerá no Auditório Freitas Nobre do CJE, aberto a todos os interessados e contará com certificação.

Programação:

14h | Abertura

14h15 às 15h30 | Painel 1: A notícia, um produto cultural, e a pesquisa de Cremilda Medina
Sinval Medina, Dimas Kunsch (Metodista) e Marcos Antonio Zibordi (USP)

15h45 às 16h30 | Painel 2: Novos contextos de produção da notícia e os desafios do Jornalismo
Carlos Sandano (Mackenzie), Mara Rovida (Uniso) e Renato Essenfelder (ESPM-SP)

16h30 às 17h | Considerações sobre Notícia, um produto à venda
Cremilda Medina (USP)

Serviço:
Seminário 40 anos de Notícia, um produto à venda
Data: 24 de abril
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)