Grupo do CTR promove debate sobre a obra de Coco Fusco

27/05/2019 18:30
27/05/2019 21:00

No dia 27 de maio, o grupo de História da experimentação no cinema e na crítica (HECC), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) promove o debate O uso de imagens amadoras de guerra na arte contemporânea – Performance e contra-visualidade na obra de Coco Fusco

Será exibido o filme Operação Atropos (2006), de Coco Fusco. Segue abaixo a sinopse:

Em julho de 2005, fiz um curso conduzido por ex-interrogadores militares dos EUA projetado para pessoas do setor privado que queriam aprender técnicas para extrair informações. Eu levei comigo um grupo de seis mulheres e registrei nossa oficina. O vídeo é sobre nossa experiência de aprendizado. O treinamento envolveu uma simulação imersiva no papel de prisioneiras de guerra: fomos emboscadas, capturadas, despidas, revistadas e sujeitas a vários interrogatórios. Depois, em um cenário de sala de aula, as táticas usadas contra nós foram analisadas e nos foi ensinado a fazer o que nos foi feito.

Em seguida, haverá exposição de Wagner Morales, comentários de Alice Shintani e Rafael Campos, e debate com Nicolau Bruno mediado pelo professor Rubens Machado Jr. Por fim, um relato crítico de Geraldo Blay.

Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Foto: Mariana Chama

Serviço:
Debate do grupo HECC

Data: 27 de maio
Local: Auditório B, 1º andar - CTR (Prédio 4)