I Ciclo de Conferências em Artes e Educação: a Lei 11.645/08

13/08/2018 19:00
13/08/2018 22:00

O Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) promove o I Ciclo de Conferências em Artes e Educação: a Lei 11.645/08 - Perspectivas Indígenas e Afro-brasileiras, que acontecerá de 13 de agosto a 6 de dezembro no Auditório Lupe Cotrim, no Prédio Central.

O objetivo dessas conferências é contribuir com a formação de professores de arte e disciplinas relacionadas, no que tange às relações étnico-raciais e cultura afro-brasileiras e indígenas, além de criar um espaço de debate e difusão das ações educativas e pesquisas acadêmicas que estão sendo realizadas na educação básica e no ensino superior como consequências das leis 10.639/06 e 11.645/08.

O evento possui vagas limitadas, portanto, os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da atividade por ordem de chegada, na entrada do auditório. Haverá emissão de certificados a cada encontro, com carga horária de 3 horas.

Programação:

13 de agosto – 19h às 22h

Roda de abertura: Waldir Dicá e Maria Helena Embaixatriz (Embaixadores do Samba Paulistano e Fundadores da Velha Guarda da Sociedade Rosas de Ouro/SP)

Narrativas decoloniais e educação antirracista
Claudia Miranda (UNIRIO/RJ) e Janeide Sousa Silva (Creche Central da USP)

30 de agosto – 19h às 22h

Políticas públicas para uma educação étnico-racial e as aulas de Arte
Rafael Silva (SME/SP) e Ana Lúcia Nascimento (EMEF Professor Henrique Mélega)

13 de setembro – 19h às 22h

Cosmovisões indígenas e a lei 11.645/08
Casé Angatu Xukuru Tupinambá (UESC/BA) e Cristina Morales (EMEF Desembargador Amorim Lima)

20 de setembro – 19h às 22h

Pedagoginga e as rodas na escola
Allan da Rosa (FE-USP), Érica Mariposa (EMEF Desembargador Amorim Lima) e Mestre Alcides de Lima (CEACA)

4 de outubro – 19h às 22h

Performances afro-ameríndias e a Pedagogia das Encruzilhadas
Luiz Rufino (UFRRJ/RJ) e Leno Ricardo Vidal (EMEF José de Alcântara Machado Filho)

18 de outubro – 19h às 22h

Manifestações culturais afro-brasileiras: entre o terreiro e a escola
Paulo Dias (Associação Cultural Cachuera!) e Eleni Souza (IFSP-Campus Itapetininga)

25 de outubro – 19h às 22h

Educação e culturas indígenas em contexto urbano
Jerá Guarani (Aldeia Tenondé Porã/SP) e Cleide Portis (EMEF Desembargador Amorim Lima)

8 de novembro – 19h às 22h

As relações étnico-raciais nas Artes e na Literatura
Giselda Perê (IA/UNESP), Carolina Cortinove (EMEF Almirante Tamandaré) e Felipe Yanez (VOPO – Vozes Poéticas)

22 de novembro – 19h às 22h

As mulheres no movimento indígena
Letycia Rendy Yobá Payaya (Movimento Levante Indígena USP) e Roberta Villa (DRE Penha/SP)

6 de dezembro – 19h às 22h

A lei 10.639/03 em diálogo com o pensamento de Frantz Fanon
Deivison Nkosi (UNIFESP) e Marcelo D´Salete (Escola de Aplicação FE/USP)

Mais informações pelo e-mail da organização do evento.

Serviço:

Data: 13 de agosto a 6 de dezembro
Local: Auditório Lupe Cotrim, 1º andar - Prédio Central (Prédio 1)