I Colóquio Internacional de Cinema e História

29/11/2016 18:00
02/12/2016 19:30

Promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, coordenado pelos professores Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e Marcos Napolitano (FFLCH), será realizado na ECA, de 29 de novembro a 2 de dezembro, I Colóquio Internacional de Cinema e História.

O evento tem como objetivo viabilizar um debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento. A intenção é a de permitir o intercâmbio com os pesquisadores da área, não apenas por meio das conferências, mas pelo contato com os trabalhos  desenvolvidos.

O encontro conta com a participação de convidados nacionais, como o professor Ismail Xavier (ECA-USP), e internacionais como Vicente Sánchez-Biosca (Universitat de València), Andrea Cuarterolo (Universidade de Buenos Aires), Susana de Sousa Dias (Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Castro (Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3).

O Colóquio se estrutura da seguinte forma: pela manhã, comunicações coordenadas, destinadas principalmente à apresentação de resultados de pesquisas em andamento; à tarde, mesas- redondas, com trabalhos que representem trajetórias de pesquisa mais consolidadas.

Mais informações no   site do evento.