I Mostra de Fotojornalismo Universitário traz produção de estudantes da ECA e de outras universidades do país

17/10/2019 08:00
31/01/2020 21:00

Mostra reúne diversos trabalhos de instituições do país e temáticas variadas, como forma de aproximar docentes, estudantes e proporcionar troca de experiências

Entre os dias 17 de outubro e 31 de janeiro de 2020 será realizada a I Mostra de Fotojornalismo Universitário, pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, com coordenação do professor Wagner de Souza e Silva.

Para o docente, o ensino do fotojornalismo é uma peça chave dentro da estrutura dos cursos de graduação em jornalismo, uma vez que propulsiona a visibilidade da informação de interesse público e fomenta o debate social. Além disso, motiva os estudantes ao exercício de práticas que pertencem à profissão. "Por ser uma atividade de campo, exige uma aproximação concreta aos fatos, que se dá por meio de uma articulação entre técnica, ética e estética", explica Wagner.

Reconhecendo essa importância do fotojornalismo para a formação profissional, a I Mostra de Fotojornalismo Universitário tem o principal objetivo de dar visibilidade à produção de estudantes de cursos superiores brasileiros. Busca também aproximar docentes da área com o intuito de reforçar o intercâmbio de experiências, estratégias e ideias em torno do ensino do fotojornalismo.

A chamada de trabalhos foi encaminhada a docentes de fotojornalismo de várias instituições brasileiras, que ficaram responsáveis pela curadoria e pré-seleção de até três imagens produzidas por estudantes de suas disciplinas. A seleção final das imagens foi realizada pelos professores do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE): Atílio Avancini, Luciano Guimarães e Wagner Souza e Silva, responsáveis pelas disciplinas de Jornalismo Visual.

Além do próprio curso de jornalismo da ECA, participam da mostra: a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a UFCA (Universidade Federal do Cariri – PE), a UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS), a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o SENAC de São Paulo, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a UNICAP (Universidade Católica do Pernambuco) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Paralela à mostra, haverá no dia 21 de novembro uma roda de conversa intitulada  O ensino do fotojornalismo em debate entre curadores e estudantes que participaram da exposição. O evento acontece às 10h no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

A seguir, confira alguns dos trabalhos que estarão presentes na mostra:

Maria Valdelice Cruz Barbosa e suas filhas na sala de seu apartamento do Minha Casa Minha Vida - Residencial Tenente Coelho 4, em Juazeiro do Norte, Ceará. Foto: Alex Sandro dos Santos Vieira, 2017, da UFCA

Atualmente com 39 anos, a mãe exerce tripla jornada, dividindo seu tempo entre o emprego de Guarda Municipal na prefeitura de Juazeiro do Norte, suas funções de dona de casa, cuidando de suas duas filhas, e a atividade desportiva, como maratonista. Participante ativa das corridas realizadas no interior do Nordeste brasileiro, ela já conquistou vários prêmios, tendo ainda participado da corrida de São Silvestre, na cidade de São Paulo.

A marca delas na Universidade. Foto: Bárbara Monfrinato, 2015, da USP

Primeiro grande ato de mulheres realizado na USP, que contou com a presença de cerca de 300 manifestantes, entre estudantes e servidoras. Tendo como pauta central a segurança para as mulheres, o ato reivindicava melhorias na administração, tais como mais iluminação, aumento da circulação de ônibus no período noturno e a criação de um centro de referência à mulher.

Sem título. Foto: Luana Rafaela Schwade, 2019, da UFRGS.

A relação com a água é um dos principais elementos do espetáculos Elas. Apresentado em Porto Alegre durante o mês de abril, seu cenário é composto por um raso espelho d'água e lonas pretas. Na foto, a atriz Kacau Soares, uma das cinco integrantes da companhia Nós a compor a montagem, se conecta ao palco momentos antes da apresentação.

Serviço:

I Mostra de Fotojornalismo Universitário
Data: de 17 de outubro a 31 de janeiro de 2020
Local: Espaço “Antônio Carlos D’Ávila” - CJE (Prédio 2)
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h

Roda de conversa O ensino do fotojornalismo em debate
Data: 21 de novembro
Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)