I Mostra Sabiá Laranjeira apresenta ações de extensão realizadas durante a pandemia

18/11/2020 15:30
18/11/2020 17:30

Evento do projeto de educação musical terá ainda mesa-redonda e performance do músico e professor Toninho Carrasqueira

No dia 18 de novembro, acontece a 1ª Mostra Sabiá Laranjeira, organizada pelo projeto de extensão homônimo vinculado ao Departamento de Música (CMU). O evento é uma oportunidade para conhecer as atividades do grupo, bem como debater o ensino de música na educação básica. A mostra será exibida pelo canal da ECA no Youtube e pela página do Projeto Sabiá Laranjeira no Facebook

A mostra é resultado do intenso trabalho mantido pelo grupo nos últimos meses. Criado em 2016, o projeto realiza apresentações musicais didáticas em escolas públicas de São Paulo, localizadas em regiões de vulnerabilidade social. Com a pandemia e o fechamento das escolas, os integrantes do projeto se viram obrigados a repensar as suas práticas. Como manter o contato com os estudantes do ensino básico? Como atuar na modalidade on-line de forma a compreender e se aproximar da comunidade escolar? Estas foram algumas das questões levantadas pelos estudantes do grupo e seu coordenador, o professor Toninho Carrasqueira.

A necessidade de uma maior aproximação com as escolas parceiras do projeto motivou a realização, no dia 26 de agosto, da I Mesa-redonda Sabiá Laranjeira, com o tema Educação Pública, Pandemia e Acessibilidade. O evento contou com a participação de representantes da Escola Municipal de Ensino Infantil Mário Ary Pires, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Brasil Japão e Arthur Whitaker e do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo, da Faculdade de Educação da USP. Depois deste encontro, o projeto já desenvolveu leituras coletivas, conversas, reflexões e indagações que serão apresentadas na I Mostra Sabiá Laranjeira.

Confira a programação:

15h30: Abertura musical com Toninho Carrasqueira e Heloisa Fernandes;

15h45: Mesa redonda Perspectivas para a educação musical na escola pública de ensino básico, com a participação do Mestre em Educação Micael Carvalho, da Mestra em Música Olga Alves de Oliveira e do Mestre em Música Tiago Mayer;

17h30: Lançamento virtual do teaser e dos materiais autorais do Sabiá Laranjeira.

Cartaz Sabiá Laranjeira

Serviço: