II Colóquio em Arte e Educação ECA-USP e IA-Unesp

11/09/2017 09:00
12/09/2017 18:00

Nos dias 11 e 12 de setembro ocorre, na Faculdade de Educação da USP, a segunda edição do Colóquio em Arte e Educação, organizado pelo Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA (GMEPAE) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação do Instituto de Artes da Unesp (GPIHMAE).

Os grupos reúnem anualmente seus membros para discutir pesquisas em andamento e debater temas relevantes para o ensino da arte. Nesta edição, a discussão se voltará para as políticas públicas educacionais e a formação de professores no contexto brasileiro atual.

Serão realizadas três mesas, cada uma com uma questão disparadora da discussão, sendo que, na sequência, haverão grupos de trabalhos, que aprofundarão os temas levantados pelos convidados. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

9h - 11h: Mesa 1 - Formação de Professores para o Ensino da Arte

Quais as questões relevantes a se discutir sobre a formação de professores para o ensino da arte no contexto brasileiro atual?

Convidados: Prof.ª Dr.ª Carminda Mendes André (Unesp)

Prof. Dr. Guilherme Nakashato (Instituto Federal de São Paulo)

Prof.ª Dr.ª Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (Unesp)

Prof.ª Dr.ª Rosa Iavelberg (FE/USP)

Mediação: Prof.ª Dr.ª Rejane Coutinho (IA/Unesp)

11h30 - 13h: Grupo de Trabalho 1

14h - 16h: Mesa 2 - Políticas Públicas Educacionais para o Ensino da Arte

Quais as questões relevantes a se discutir sobre as políticas públicas educacionais para o ensino da arte no contexto brasileiro atual?

Convidados: Prof.ª Adriana Oliveira (Escola de Aplicação/USP)

Prof.ª Mª Clarissa Lopes Suzuki (Instituto de Arte na Escola)

Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho (IA/Unesp)

Prof.ª Dr.ª Maristela Sanches Rodrigues (Instituto Federal de São Paulo)

Mediação: Prof.ª Dr.ª Rita Bredariolli (IA/Unesp)

16h30 - 18h: Grupo de Trabalho 2

9h - 11h: Mesa 3 - Atuação de Professores no Ensino de Arte

Quais as questões relevantes a se discutir sobre atuação de professores para o ensino da arte no contexto atual?

Convidados: Prof.ª Dr.ª Betania Libanio Dantas de Araujo (Unifesp)

Prof. Me. Carlos Eduardo Fernandes Júnior (EMEF Infante Dom Henrique)

Prof.ª Mª Kelly Sabino (Escola de Aplicação/USP)

Prof.ª Dr.ª Míriam Celeste Dias Martins (Universidade Presbiteriana Mackenzie)