CTR recebe encontro internacional sobre cinema e história

05/12/2017 18:30
08/12/2017 19:30

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) recebe entre os dias 5 e 8 de dezembro o II Colóquio Internacional de Cinema e História. O objetivo do evento é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. O evento é gratuito e acontece nos auditórios A e B do CTR.

A conferência de abertura fica a cargo do professor Mariano Mestman, da Universidad de Buenos Aires, que falará sobre o tema Construir archivos; revisar fuentes. Notas sobre el trabajo con documentos del cine político de América Latina. A programação inclui também palestras de Sylvie Rollet, da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Anita Leandro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Charles Musser, da Yale University, além de mesas redondas e comunicações.

O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual, coordenado pelos professores Eduardo Morettin, do CTR, e Marcos Napolitano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da ECA.

Os interessados em participar como ouvintes, para receber seus certificados, deverão fazer a sua inscrição no próprio local do evento. A programação completa pode ser acessada no site do grupo de pesquisa.

Serviço:

II Colóquio Internacional de Cinema e História
Data: 5 a 8 de dezembro
Horário:
Abertura: 5 de dezembro, às 18h30; demais sessões: a partir das 9h
Local: Auditórios A e B - CTR (Prédio 4)