II Congresso Internacional de Net-Ativismo

22/10/2015 15:06

Começa no dia 22/10, em Roma, o II Congresso Internacional de Net-Ativismo, promovido pelo Centro de Pesquisa Internacional Atopos, da ECA/USP, e com a participação das universidades Roma Tre, Lusófona e Paris 7 Diderot. Com eventos consecutivos em Roma (22 e 23/10), Paris (3 e 4/11), Porto (5 e 6/11) e São Paulo (16 a 18/11), o  evento possui um caráter acadêmico, voltado para estudiosos brasileiros e estrangeiros que pesquisam o ativismo nas redes digitais, nos mais diversos campos disciplinares.

A sessão de São Paulo acontecerá na ECA e terá como conferencistas, entre outros, o professor Massimo de Felice (ECA-USP), o deputado italiano Alessandro Di Battista (Movimento 5 Estrelas, da Itália) e o professor José Alberto Fernandez (Universidade Nacional do México - UNAM).  Além das conferências, haverá 5 mesas-redondas com  ativistas brasileiros e de outros países da América Latina e professores-pesquisadores .

A expressão net-ativismo indica as diversas ecologias conectivas que se desenvolvem pela interação entre banco de dados, redes de pessoas, territórios informatizados e dispositivos de conexão. “O net-ativismo exprime a forma e a condição de uma nova ecologia no interior da qual desenvolvem-se um particular tipo de interação não mais dizível em termos políticos segundo a tradicional ideia de ação do sujeito. A proposta do net-ativismo articula-se através de uma nova condição ecológica que conecta, alterando todos as partes e as substâncias que habitam em redes”, explica o professor Massimo Di Felice, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), coordenador geral do evento e do Centro de Pesquisa Internacional Atopos.

As inscrições para a sessão de São Paulo estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser feitas pelo site www.netactivism.net, onde também se encontram a programação completa e demais informações.