III Simpósio "Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade" do OBCOM E SESC

13/11/2015 10:00
14/11/2015 17:00

Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento se encontram nos dias 13 e 14 de novembro para o III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade. A atividade é realizada pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM-USP) em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, local do evento.

Durante o evento serão discutidos os mecanismos utilizados na atualidade para fiscalizar e interditar a livre expressão. As áreas abordadas serão Arte, Cinema e Televisão, Política, Educação, Mídias Digitais, Pornografia, Humor, Trabalho, Classificação Indicativa, Linguagem, Processos Judiciais e Jornalismo.

Haverá, também, lançamento do livro Liberdade de Expressão e seus limites (Escola de Comunicações e Artes da USP / Palavra Aberta/OBCOM, 2015), realização do OBCOM-USP em parceria com o Instituto Palavra Aberta.

O encerramento do seminário acontece com a  leitura dramática da peça vetada “Sortilégio, Mistério Negro”, do ativista, jornalista, escritor e dramaturgo Abdias do Nascimento. Fazendo parte do Projeto Censura em Cena do OBCOM-USP e Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, após a apresentação da obra, haverá mesa de discussão aberta ao público. O evento conta com as presenças da professora Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do projeto e mediadora da mesa, professora Elisa Larkin Nascimento, presidente do IPEAFRO e viúva do autor global Gésio Amadeu, e professora Dilma de Melo e Silva, da ECA/USP e membro da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/SP. 

Serviço

Data: 13 e 14/11

Horário: 10h às 17h

Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP - R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020