Seminário discute "Educomunicação na Práxis Social"

29/08/2016 09:00
31/08/2016 19:00

Pesquisadores  vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, bem como pesquisadores  e profissionais brasileiros voltados ao tema da Educomunicação participam do seminário Educomunicação na Práxis Social: Perspectivas epistemológicas em debate, na Europa e no Brasil, que acontece entre 29 a 31 de agosto, na Escola de Comunicações e Artes.

O Seminário é parte integrante das atividades de comemoração dos 50 anos da ECA, e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e pelo Departamento de Comunicações e Artes (CCA).  Tem a coordenação dos professores Ismar de Oliveira Soares e Claudemir Viana, ambos do CCA.

O seminário oferece a oportunidade de dialogar em profundidade com o Prof. Dr José Ignacio Aguaded Gómez, diretor da revista Comunicar, da Universidade de Huelva, na Espanha, e com parceiros brasileiros na gestão e pesquisa do campo, preocupados com as abordagens epistemológicas e metodológicas de se trabalhar o conceito e as modalidades da prática da  Educomunicação, na Europa e no Brasil.

Preparação para o seminário
Para que os interessados possam melhor se preparar para o seminário, identificamos algumas perguntas básicas que articularão as linhas mestras dos debates:

Sobre o conceito e suas práticas
- Quais os grandes consensos em torno ao conceito da Educomunicação, revelados pelas pesquisas acadêmicas?
- Em que condições termos como “Educação Midiática”, “Mídia-Educação”, ”Alfabetização midiática e informacional” e “Educomunicação” podem ser assumidos como sinônimos?
- O quanto se aproximam (ou diferem entre si) as perspectivas teórico-metodológicas a partir das quais a educomunicação tem sido concebida e aplicada nos espaços da educação formal (escolar) e da educação não formal, no Brasil?
- De que forma as práticas e as pesquisas dos inscritos para participar do seminário poderiam dialogar com as questões levantadas?

Sobre as políticas de educominicação

- Em que áreas das atividades humanas observa-se maior presença de práticas educomunicativas?
- Que papel as crianças e jovens vêm exercendo para a consolidação da educomunicação e de sua prática no Brasil?
- Pode-se afirmar que existem políticas de Educomunicação, no âmbito público e privado?
- Há espaços para um profissional da educomunicação no sistema educacional e no mundo corporativo?

Os inscritos que tiverem 80% de presença no evento receberão certificado de 32 horas.

Clique para ver a programação completa

Data: 29/8 a 31/8
Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central da ECA