Jean-François Dichamp é atração em concerto extra da Série Internacional de Música USP

12/07/2019 12:30
12/07/2019 14:00

A ECA promove no dia 12 de julho, sexta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional da Música (SIM-USP). O pianista francês Jean-François Dichamp faz apresentação gratuita e aberta ao público na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). O repertório inclui obras de três compositores: o organista e cravista barroco François Couperin, o compositor alemão Robert Schumann e o pianista e compositor francês Claude Debussy.

Em turnê pelo Brasil, o músico se apresenta em cinco cidades: São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Jean-François Dichamp ficou conhecido inicialmente na França por interpretar, com apenas 12 anos, o compositor Mozart em um filme de Marcel Bluwal, de 1982. Logo, a carreira no cinema foi posta de lado e deu lugar a uma sólida trajetória internacional como pianista: Dichamp ganhou três prêmios no Concurso Internacional de Santander (Prêmio de Finalista, Prêmio Especial Jovens Talentos e Prêmio Especial Chopin) que marcaram o início de uma carreira bem-sucedida na Polônia, Irlanda, Alemanha, Espanha, Turquia, Romênia, Países Baixos, Portugal, Argélia, Estados Unidos, México, Colômbia, Paraguai e Chile. Os seus dois primeiros discos, o primeiro dedicado a Chopin e o segundo a Liszt, foram recebidos positivamente pela crítica.


O pianista francês Jean-François Dichamp, que fará apresentação gratuita na Sala de Música Villa-Lobos da BBM.  Foto: Rafa Raga

Sobre a Série Internacional de Música USP

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na Sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, como Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas. 

O evento é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Jean-François Dichamp

Data: 12 de julho
Horário: 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo)