Juvenal Pereira fala sobre fotografias étnicas no "Diversidade"

15/10/2016 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado, 15 de outubro, o fotojornalista Juvenal Pereira irá falar sobre fotografias étnicas e seus trabalhos na cobertura de grupos indígenas e negros. Ele é aluno da Universidade da Terceira Idade da USP. Durante a entrevista, ele também comenta sobre a metodologia e linguagem fotográfica nos registros das culturas indígena e afro-brasileira.

Juvenal Pereira é fotojornalista desde 1970, tendo sido fotógrafo das revistas O Cruzeiro, Veja, Isto É; dos jornais Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Ele foi sócio-fundador da União de Fotógrafos de Brasília e do Núcleo dos Amigos da Fotografia (NaFoto). Já apresentou mais de 19 mostras de fotografias, entre individuais e coletivas.

Dentre os trabalhos de Juvenal Pereira, estão as fotografias das atividades do grupo musical mineiro Clube da Esquina, que teve como membros Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes e Milton Nascimento. Ele fotografou o álbum antológico Clube da Esquina, de 1972, eleito pela Revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos.

Em 1971, ele registrou o encontro histórico de Juscelino Kubitschek com Lô Borges, Fernando Brant, Márcio Borges e Milton Nascimento, na cidade de Diamantina (MG). Ele também fotografou grandes nomes como Sebastião Salgado; Raul Seixas; Miles Davis, a escritora Doris Lessing e diferentes povos indígenas e negros.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.