Lançamento: "A luta contra o racismo no Brasil"

04/04/2017 19:30

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe no dia 4 de abril, terça-feira, às 19h30, o lançamento do livro A luta contra o racismo no Brasil, organizado pelo professor Dennis de Oliveira. Na ocasião, haverá uma conferência do professor Kabengele Munanga, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

“O grande desafio do movimento negro atual é lutar para que o combate ao racismo ocupe o centro de uma agenda política anticapitalista. Pois o racismo não é uma deformação de comportamento e sim um mecanismo processual do capitalismo”, escreve o professor Dennis de Oliveira no artigo Drogas, opressão social e racismo.

Publicado pela Edições Fórum, a coletânea de artigos propõe um amplo retrato do racismo brasileiro, explorando diferentes temáticas, tais como a cultura da periferia e cultura e resistência, a cobertura da mídia sobre as cotas raciais, os desafios no combate ao racismo na educação e o racismo no mundo do trabalho, entre outros assuntos.

Os artigos são assinados por um grupo diversificado de pesquisadores e militantes: Claudia Rosalina Adão, assistente social e mestranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Dennis de Oliveira, professor associado do CJE e coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação, Eliete Edwiges Barbosa, mestre em Psicologia Social pela PUC-USP, Humberto Bersani, doutor pela Faculdade de Direito da USP e membro da Rede QUILOMBAÇÃO, Joselicio Junior, jornalista e militante do Círculo Palmarino, Márcio Farias, mestre em Psicologia Social, Maria da Glória Calado, doutora pela Faculdade de Educação da USP e membro da Rede QUILOMBAÇÃO, Rosane Borges, pós-doutoranda em ciências da comunicação pela ECA-USP, Silvana Barbaric, mestre em história pela PUC-USP, Silvio Luiz de Almeida, doutor pela Faculdade de Direito da USP, e Tatiana Oliveira, jornalista e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP.

Serviço:

Lançamento do livro A luta contra o racismo no Brasil
Data: 4 de abril
Horário: 19h30
Local: Auditório Freitas Nobre | CJE