Lançamento virtual do livro Iniciação aos Estudos de Jornalismo, de Dennis de Oliveira

09/09/2020 19:30
09/09/2020 21:30

O livro apresenta fundamentos do jornalismo e discute suas perspectivas na sociedade contemporânea; evento on-line terá debate com jornalistas e pesquisadores

Historicamente, o jornalismo possui uma função pública essencial para a consolidação da democracia. Porém, seu exercício ocorre majoritariamente por intermédio de instituições privadas e oligopolizadas, transmitindo mensagens cujos impactos sociais costumam ser inversos aos interesses comuns da população. Esse contexto – marcado ainda pelo avanço nas tecnologias de comunicação e pela proliferação de ativistas digitais é um dos principais temas do livro Iniciação aos Estudos de Jornalismo.

Com autoria de Dennis de Oliveira, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), o livro apresenta fundamentos do jornalismo e seu papel de selecionar e transmitir informação de maneira a contribuir para a cidadania. Voltada para estudantes de graduação, jornalistas e demais interessados no assunto, a publicação discute as contradições dos interesses mercadológicos que cercam o jornalismo, o crescimento das fake news e como as tecnologias mudam e ampliam as maneiras de se produzir notícias e narrativas.

Nesta quarta, 9 de setembro, a partir das 19h30, acontece o lançamento virtual do livro no canal do Youtube do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), que organiza o evento juntamente com a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e o CJE.  A live terá um debate sobre as perspectivas do jornalismo contemporâneo, com participação dos professores Luciano Maluly (CJE), Eduardo Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Oswaldo Faustino (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial) e Rosane Borges (Colabor-ECA). A mediação será da professora Tatiana Oliveira (CELACC).

Iniciação aos Estudos do Jornalismo está disponível para download gratuito via Amazon Books.

Foto: capa do livro Iniciação aos Estudos de Jornalismo.

Serviço:

Lançamento do livro Iniciação aos Estudos de Jornalismo