Leitura dramática da peça “Os caminhos de Deus”

28/06/2017 19:30
28/06/2017 21:00

O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), em parceria com o Teatro da USP (TUSP), promove a leitura dramática da peça vetada Os caminhos de Deus, de Eudinyr Fraga. O evento acontece no dia 28 de junho, às 19h30, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antônia. Após a leitura, haverá uma mesa de debate com a participação dos professores Ferdinando Martins e Cristina Costa, ambos do Departamento de Comunicações e Artes (CCA).

Os caminhos de Deus narra a disputa entre clérigos e estrangeiros de uma pequena cidade do interior brasileiro. Os representantes da Igreja esperam promover, em praça pública, um espetáculo que conte a história de Odila, menina pobre e enferma que supostamente foi agraciada com a aparição de Nossa Senhora. Em contraponto, os estrangeiros, integrantes de um grupo subversivo, pretendem expor a mentira aos cidadãos, enquanto a Igreja tenta abafar o caso.

O texto do aluno e ex-diretor da Escola de Arte Dramática (EAD), Eudinyr Fraga, foi proibido de ser encenado no Teatro Leopoldo Froes, em 1963. Porém, foi liberado pela censura apenas para efeito do exame da EAD, do qual participariam apenas os membros da banca e alguns alunos. A peça chegou a ser encenada na EAD por Alfredo Mesquita.

Com este projeto, o OBCOM visa dar continuidade a quinze anos de pesquisa sobre liberdade de expressão e censura desenvolvida em torno do Arquivo Miroel Silveira – conjunto de 6.137 processos de censura prévia ao teatro de 1930 a 1970, no Estado de São Paulo.

A entrada é gratuita e, para participar, é preciso fazer inscrição no próprio local no dia do evento.

Leitura dramática da peça Os caminhos de Deus

Data: 28 de junho

Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)