Música africana é tema de "Diversidade em Ciência"

25/02/2017 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado, dia 25/2, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), entrevista o músico e professor Ricardo de Deus, que é brasileiro, mas mora há quase duas décadas em Cabo Verde, país insular africano.

Ricardo de Deus comenta sobre a música africana cabo-verdiana como construções de identidades culturais e a sua vertente jazzística, ainda pouco estudada e executada.

Ele é professor de música para crianças e adolescentes no Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, órgão da Embaixada Brasileira em Cabo Verde. Ricardo é estudioso dos gêneros jazz e instrumental, e lançou recentemente o CD "Vem de Lá",  um trabalho que mescla músicas africanas, bossa nova e jazz.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência  é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.

Ricardo de Deus

Foto: João Carlos Megale