Mercado de trabalho e o segmento LGBTI+ são temas do próximo “Diversidade em Ciência”

25/05/2019 14:00
25/05/2019 15:00

No próximo dia 25 de maio, às 14h, vai ao ar pela Rádio USP a próxima edição do programa Diversidade em Ciência, apresentado pelo professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Ricardo Alexino Ferreira.

Nesta edição, o docente entrevista o relações públicas e consultor Ricardo Gonçalves de Sales, mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA, sobre o mercado de trabalho e o segmento LGBTI+ (sigla que tem sofrido várias transformações nos últimos anos e atualmente significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Intersexuais, Queer, dentre outras designações).

Atualmente, Ricardo faz o doutorado Relações Públicas e políticas de respeito à diversidade LGBT nas organizações: possibilidades, limitações e desafios, também na ECA, além de ser membro do Grupo de Estudos em Diversidade e Interculturalidade (Dicult-USP). “Os temas identidade de gênero e diversidades ainda têm sido pouco trabalhados dentro das universidades e somando-se à pouca convivência com as diferenças de classe, gênero e outras, isso pode enviesar a formação acadêmica, já que intensifica a bolha social e a exclusão”, explica Ricardo Sales.


Ricardo Sales é o próximo entrevistado do Diversidade em Ciência. Foto: Ricardo Alexino

Segundo o pesquisador, atualmente as organizações empresariais começam a apresentar algumas políticas de inclusão. “Mas todos, sejam empresas, jornalismo, cinema, relações públicas e outros campos ainda têm muito o que aprender e fazer na abordagem da diversidade sexual”, comenta.

Gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), o Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e aos direitos humanos. Vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.