MidiAto debate fake news e pós-verdade

20/06/2017 14:30
20/06/2017 17:00

O grupo de pesquisa MidiAto promove no dia 20 de junho, às 14h30, o debate Fake News e Pós-verdade – mídia alternativa em tempos de fatos alternativos, com o pesquisador Ivan Paganotti. A atividade é gratuita, sem a necessidade de inscrição, e faz parte do ciclo de estudos Cartografias da Crítica.

O encontro parte do princípio de que a proliferação de informações de veracidade questionável não é um fenômeno recente, mas o que se coloca em questão atualmente é a (nem sempre clara) necessidade de verificação das fontes dos fatos. Ainda de acordo com o grupo, esse problema é resultado de fenômenos contraditórios: por um lado, uma confiança acrítica sobre as informações divulgadas nos grandes meios de comunicação, que pouco incentiva o público para procurar as fontes originais e construir suas próprias conclusões; por outro, a proliferação de novos veículos de comunicação com a revolução das novas tecnologias de informação e comunicação, que tornaram acessível para as massas serem também multiplicadoras e criadoras de conteúdos.

Discutir as notícias falsas envolve questionar quais mecanismos sociais que permitem sua persistência - e sua particular influência - para tentar redefinir elementos básicos para a democracia, como mídia alternativa, a complementaridade entre sátira e verdade, a distinção entre fatos e opiniões, assim como a necessidade de informação de qualidade, contextualizada e verificável.

Ivan Pagnotti debate fake news e pós-verdade. Foto: MidiAto

Ivan Paganotti é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA. Atualmente, é professor de Ética da Interação Digital do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos (Digicorp-USP) e do curso de pós-graduação lato sensu em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais, da Universidade Anhembi Morumbi. Sua tese de doutorado tratou de casos de controle judicial sobre a liberdade de expressão no Superior Tribunal Federal e o reposicionamento da censura com a abertura democrática. É pesquisador e membro do MidiAto.

Serviço:

Fake News e Pós-verdade – mídia alternativa em tempos de fatos alternativos

Data: 20 de junho

Local: Sala 227 - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)