MidiAto promove novo encontro do ciclo Cartografias da Crítica

16/05/2017 14:30

No dia de 16 de maio, a partir das 14h30, na sala 227 do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), o grupo de pesquisas MidiAto promove um novo encontro do ciclo Cartografias da Crítica, que existe desde 2015, trazendo nesta edição a apresentação Renato Ortiz: um olhar sociológico sobre a cultura, a ser ministrada pelo professor Eduardo Vicente, do CTR.

A apresentação visa trazer à tona a trajetória intelectual e alguns aspectos da obra de Renato Ortiz, um dos mais destacados sociólogos brasileiros da atualidade. Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Renato é referência nos estudos sobre indústria cultural, modernidade e mundialização.

Entre seus livros publicados, destacam-se Cultura Brasileira e Identidade Nacional (1985) e Moderna Tradição Brasileira (1988), nos quais discute questões fundamentais acerca da formação cultural no país, tais como a inserção dos conceitos de nacional e popular na construção de nossa tradição intelectual e a modernização brasileira ao longo do século XX e seus efeitos em nosso cenário político e cultural, e Mundialização e Cultura (1994), no qual o sociólogo analisa a produção cultural à luz da globalização.

O ciclo Cartografias da Crítica, aberto ao público, tem como objetivo recuperar fundamentos teóricos, de modo a debater o desenho atual dos estudos de crítica da mídia e audiovisual, inserindo-se na postura do MidiAto de procurar desenvolver um posicionamento crítico acerca de produções midiáticas e audiovisuais.

Serviço:

Data: 16 de maio

Horário: 14h30

Local: Sala 227 - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)