Pesquisadora fala sobre a presença feminina na música erudita

02/10/2017 17:30
02/10/2017 19:30

A rede colaborativa Sonora promove no dia 2 de outubro, segunda-feira, às 17h30, um encontro com a pesquisadora Eliana Monteiro da Silva, indicada pela FUNARTE para participar do III Colóquio Ibermúsicas Chile, no qual representou o Brasil junto a outros 10 países da América Latina. Ela irá relatar sua experiência no evento, que aproveitou o centenário da compositora e intérprete chilena Violeta Parra para pensar a situação da mulher na música em contextos diversos da América Latina.

Cada palestrante apresentou um aspecto da mulher na música de seu país. Eliana falou sobre as compositoras brasileiras no contexto da música erudita: uma história de luta contra a invisibilidade. Vinte compositoras foram mostradas para dar uma ideia da representatividade da mulher na composição erudita brasileira. A atuação da rede Sonora foi mostrada na última parte da palestra de Eliana no colóquio.

O evento faz parte da série Visões, espaço que recebe pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas para apresentarem trabalhos que se relacionem com feminismo(s) e música(s). Os encontros são abertos ao público e acontecem na sala 12 do Departamento de Música (CMU).

Serviço:
Data: 2 de outubro
Horário: 17h30
Local: Sala 12 - CMU (Prédio 5)