NELE lança a sexta edição da Revista Livro

03/05/2017 18:00

No dia 3 de maio, quarta-feira, às 18h, o Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) lançará, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a sexta edição da revista Livro, publicação anual do NELE,cujo objetivo é difundir pesquisas e promover debates e ações voltadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, acerca do livro e do mercado editorial.

Dentre as 35 contribuições de autores nacionais e estrangeiros, Marisa Midori Daecto, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração e coordenadora adjunta do NELE, destaca um artigo sobre a história dos catálogos de bibliotecas, assinado por Yann Sordet, diretor da Bibliothèque Mazarine, em Paris; um texto sobre a transição do folhetim de Aluísio de Azevedo para o livro; as memórias do tradutor de James Joyce, Donaldo Schüler e uma homenagem à faceta de tradutor e editor de J. Ginzburg, professor aposentado da ECA, escrita por Simone Homem de Mello.

Também, a revista apresenta um dossiê especial que se volta para as amplas relações entre edição e política, que conta com artigos inéditos de Brasil, Portugal e Argentina que trabalham as questões do livro em regimes totalitários e a presença da política na literatura. Como exemplo, Marisa cita um artigo, de Lincoln Secco, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que reconstitui o processo de formação da biblioteca de Antonio Gramsci em seu período no cárcere e um texto que analisa a história de recepção de Benedetto Croce no Brasil, assinado por Danilo A. Q. Moraez, da Editora Cortez.

Para ilustrar a revista, a artista Maria Bonomi criou gravuras inéditas a partir de imagens de bibliotecas, que, além de presentes na publicação, resultaram em uma exposição, sob curadoria de Mayra Laudanna e Bianca Dettino, do Instituto de Estudos Brasileiros, que fica em cartaz na Biblioteca Brasiliana entre 3 e 28 de maio.

Serviço:

Lançamento da Revista Livro nº 6

Data: 3 de maio

Horário: 18h

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária)