No Diversidade em Ciência, Roberto da Silva fala sobre a educação em prisões

13/07/2019 14:00
13/07/2019 15:00

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o pedagogo Roberto da Silva, professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da USP, que irá falar sobre o projeto político-pedagógico da educação em prisões.

Roberto da Silva é livre-docente com a tese O direito à Educação sob a perspectiva da Pedagogia Social. Ele coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regime de Privação da Liberdade, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola e o Grupo de Pesquisa Pedagogia Social.

É também autor dos livros Didática no Cárcere: entender a natureza para entender o ser humano e seu mundo (Editora Giostri);  O que as empresas podem fazer pela reabilitação do preso (Editora Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social livro disponível aqui); Os filhos do governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas (Editora Ática); Pedagogia Social – Ciência da Delinquência: o olhar da USP sobre o ato infracional, o infrator, as medidas socioeducativas e suas práticas (Editora Expressão e Arte e Arte Impressa).

Roberto da Silva falará sobre o projeto político-pedagógico da educação em prisões. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Atualmente, Roberto é coordenador do Mestrado em Educação da Universidade Lueji A’Nkonde, na cidade do Dundo, em Angola, que tem parceria com a Faculdade de Educação da USP.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira. A operação de áudio é de João Carlos Megale.

Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 Mhz.