Pesquisadora discute teorias de McLuhan no Diversidade em Ciência

29/07/2017 14:00
29/07/2017 16:00

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Filomena Maria Avelina Bomfim, professora do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, da Universidade Federal de São João Del Rey, em Minas Gerais, e pós-doutoranda do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). A entrevista vai ao ar neste sábado, dia 29 de julho, às 14h, na Rádio USP.

Filomena Bonfim fala sobre a contemporaneidade das teorias do canadense Herbert Marshall McLuhan, que estudou o impacto das novas tecnologias e os efeitos dos meios de comunicação na sociedade. McLuhan é autor de livros como O Meio é a Mensagem, Guerra e Paz na Aldeia Global, A galáxia de Gutemberg, Os meios de comunicação como extensões do homem, entre outras obras. Segundo a pesquisadora, McLuhan foi um dos primeiros cientistas a fazer uso da mídia para efetivar a divulgação científica e até hoje tem sido pouco compreendido no meio acadêmico. Em suas pesquisas, ela resgata McLuhan e propõe a interseção de suas obras com a Educomunicação.

Filomena é pós-doutora pelo Programa McLuhan de Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto, no Canadá, sob a supervisão de Derrick de Kerckhove, em que estuda o legado teórico de Marshall McLuhan. Atualmente, desenvolve a sua segunda pesquisa pós-doutoral em Educomunicação, no CCA, sob a supervisão de Ismar de Oliveira Soares. Ela é uma das autoras e organizadoras dos livros Vertentes do Jornalismo Mineiro (Editora Revolução E-Book) e Tom Regional: a voz dos filhos da terra (Editora CCO). É também líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação, da Plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale. É gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da ECA.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira