OBCOM e SESC promovem leitura de "A Semente"

26/09/2015 14:00

O Observatório de Comunicação – Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), da Escola de Comunicação e Artes (ECA),  em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC apresentam, a partir de 26 de setembro, o projeto Censura em Cena. Baseado na pesquisa “Interdição e Partilha do sensível: análise, recuperação e resgate das peças teatrais vetadas pela censura no Estado de São Paulo (1932-1966) presentes no Arquivo Miroel Silveira”, coordenada pela professora Maria Cristina Castilho Costa, tem o objetivo de trazer à tona a discussão sobre os processos de censura e as formas de controle institucional sobre a produção artística em tempos de ditadura.

A pesquisa se debruça sobre peças vetadas pela censura do Estado de São Paulo e que fazem parte do acervo de 6.137 peças que formam o Arquivo Miroel Silveira. Nesta primeira fase serão estudadas as peças: A Semente (1961), de Gianfrancesco Guarnieri; Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento; Fundo do Poço (1950), de Helena Silveira; Perdoa-me por me traíres (1957), de Nelson Rodrigues; Quarto de empregada (1958), de Roberto Freire; Reportagem de um tempo mau (1965), de Plínio Marcos.

O projeto visa apresentar as peças censuradas em formato de leitura dramática com profissionais renomados do mundo do teatro brasileiro, bem como discussão em mesa de debates com intelectuais das diversas áreas do conhecimento. Extensão da pesquisa do OBCOM, as leituras serão coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallotini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Após as apresentações, será aberto debate sobre a obra.

A primeira peça a ser apresentada será “A Semente”, de Gianfrancesco Guarnieri. Na mesa de debates participarão a professora Maria Cristina Castilho Costa (coordenação), Renata Pallotini e o ator Flávio Guarnieri, filho do autor da peça (debatedores). As inscrições devem ser feitas através do link.

                                   

Serviço

Data: 26/9
Horário: 14h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo - Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar – Bela Vista – São Paulo