OBCOM organiza encontro sobre memória e esquecimento

22/08/2017 19:00
22/08/2017 21:30

O Instituto Palavra Aberta, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA-USP) promovem o encontro Memória ou esquecimento: como lidar com isso, que pretende debater o "direito ao esquecimento", figura jurídica evocada por impetrantes de ações, e que pedem o total apagamento de fatos passados dos sites de busca da internet, em nome de um direito individual, o de ter o passado não exposto publicamente.

Participam do evento: as professoras Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do OBCOM, e Maria Luiza Tucci, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Walter de Sousa Junior, doutor em comunicação pela ECA, Oscar Vilhena Vieira, professor na Escola de Direito da FGV-SP, e Patrícia Blanco, presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta.

O “direito ao esquecimento” afronta uma antiga defesa acadêmica da memória de grupos e indivíduos como forma de resguardar a História. Por outro lado, discute-se ainda o cenário atual, influenciado pelo desenvolvimento dos novos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual, torna-se cada vez mais importante o registro e a memória dos acontecimentos, que são cada vez mais efêmeros e fugazes. Neste debate, a intenção é, segundo os organizadores, refletir sobre esse conflito, que afeta a liberdade de expressão e o conhecimento da realidade.

Maria Cristina Castilho Costa, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), participa do debate no Centro de Formação do SESC.

Na ocasião, acontece o lançamento do e-book Privacidade sigilo compartilhamento, obra que reúne artigos apresentados em seminário de mesmo nome realizado pelo OBCOM no ano passado.

Para participar do evento, os interessados deverão efetuar suas inscrições pela internet, podendo ser realizadas até um dia antes do início da atividade.

Serviço:
Memória ou esquecimento: como lidar com isso

Data: 22 de agosto
Horário: 19h às 21h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista, São Paulo
R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante) e R$ 4,50 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes)