OBCOM promove leitura dramática da peça “O auto da compadecida”

28/04/2018 14:30
28/04/2018 17:00


OBCOM realiza leitura dramática do livro O auto da compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna. Imagem: Walter Cruz

No dia 28 de abril, sábado, das 14h30 às 17h, ocorre a leitura dramática da peça O auto da Compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna. O evento, que ocorrerá no Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, é uma iniciativa do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), núcleo de pesquisa vinculado à ECA. Após a apresentação, haverá um debate com o objetivo de impulsionar pesquisas e estudos de peças importantes do cenário teatral brasileiro.

O evento faz parte de projeto realizado pela OBCOM que visa promover e dar continuidade a quinze anos de pesquisas sobre a liberdade de expressão e censura desenvolvidas junto ao arquivo Miroel Silveira da ECA – um conjunto de 6.137 arquivos de processos de censura prévia ao teatro entre os anos de 1930 a 1970 no estado de São Paulo.

Escrito em 1955, o livro é uma peça teatral no formato de auto, gênero literário que possui uma intenção moralizadora e trabalha com elementos cômicos. Possui linguagem oral e traços da literatura de cordel. Em 2000, a obra foi adaptada para a televisão e para o cinema, recebendo críticas positivas em diversos países da América do Sul.

O evento é gratuito e a inscrição pode ser realizada pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do SESC.

Serviço:
Leitura dramática do livro O auto da Compadecida
Data: 28 de abril
Horário: 14h30 às 17h
Local: Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar - Bela Vista - São Paulo)