OBCOM promove leitura dramática de peça de Dias Gomes

27/05/2017 14:00
27/05/2017 17:00

No dia 27 de maio, às 14h, o projeto Censura em Cena, concebido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), promove a leitura dramática da peça Berço do Herói, de Dias Gomes, uma das primeiras do teatro social do Brasil. A atividade acontece no Centro de Formação e Pesquisa do SESC.

O texto foi interditado em 1965, véspera da estréia. Os censores alegaram que a peça desmistificava a figura do herói, um ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Posteriormente, o autor utilizou algumas ideias desse texto como subsídios para a novela Roque Santeiro.

Após a leitura, haverá um debate com Maria Cristina Castilho Costa, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do OBCOM, a professora Renata Pallottini, coordenadora das leituras dramáticas do projeto e Laura Matos, jornalista cujo estudo é sobre a relação da novela Roque Santeiro e a ditadura militar.

O objetivo do projeto é analisar peças vetadas presentes no Arquivo Miroel Silveira, estudando as razões das interdições e a repercussão de suas estreias. Para isso, apresenta as peças censuradas em formato de leitura dramática com profissionais renomados do teatro brasileiro, bem como discussão em mesa de debates com intelectuais das diversas áreas do conhecimento. 

Serviço:

Leitura dramática da peça O Berço do Herói

Data: 27 de maio

Horário: 14h

Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC

          Rua Dr. Plínio Barreto, 285