Obra de Francis Poulenc é tema de seminário no CMU

07/06/2017 10:00
07/06/2017 12:00

Na próxima quarta-feira, dia 7 de junho, às 10h, a graduanda em Canto e Arte Lírica do Departamento de Musica (CMU) Anne Karoline Moreira fará uma apresentação de sua pesquisa de iniciação cientifica sobre as chansons françaises, conjunto de canções compostas na década de 1940 por Francis Poulenc.

A pesquisa Chansons Françaises pour choeur a cappella de Francis Poulenc: aspectos estilísticos e interpretativos vem sido desenvolvida pela aluna sob a orientação da professora Susana Igayara junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC).

Compostas entre os anos de 1945 e 1946, as chansons françaises são um conjunto de canções a cappella para coro misto compostas por Francis Poulenc (1899-1963). “Poulenc escreve sobre o povo, sobre os artesãos, sobre os trabalhadores, mas, acima de tudo, sobre o amor”, explica a pesquisadora. Além de uma análise fonética e do período histórico, o trabalho apresenta discussões acerca da formação ideal para a realização das canções e uma análise dos personagens, bem como a forma como o compositor “transmite em sua obra a essência da França em que nasceu e se fez artista.”

A apresentação faz parte do Seminário de Pesquisa em Andamento que, por sua vez, integra as atividades da disciplina História do Repertório Coral e é aberta a pesquisadores interessados no tema.

Francis Poulenc. Fonte: Private collection B. Seringe/ Rádio BBC 3

Serviço:

Data: 7 de junho

Horário: 10h

Local: sala 14A - CMU