OCAM abre temporada 2019 com concerto com a OSUSP

29/03/2019 12:30
30/03/2019 21:30

Acompanhada pela Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)a Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM) inaugura temporada de concertos em 2019 no próximo sábado, dia 30, às 21h, na Sala São Paulo. Haverá ensaio aberto de trechos do respectivo concerto na sexta-feira, dia 29, às 12h30, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. A apresentação é regida pelo maestro Gil Jardim, regente titular da OCAM e docente do Departamento de Música (CMU). Os ingressos podem ser adquiridos aqui e variam entre R$15 e R$50,00.

OCAM e OSUSP se reúnem em apresentação no dia 30 de março, na Sala São Paulo. Foto: Divulgação

O repertório inclui Short ride in a fast machine, de John Adams, compositor americano nascido em 1947, uma obra minimalista que utiliza-se da repetição e gestos sonoros para alcançar a dissonância rítmica, promovendo vibração ao público. Na sequência, o compositor e pianista André Mehmari executa obra de sua autoria Concerto Chorado (2011), que possui cerca de 27 minutos e traz referências de Stravinsky, Nazareth e Gismonti. Segundo o músico, “a obra nasceu do sonho de trazer o mundo do choro para o gestual do piano romântico”. O concerto se encerra com as obras francesas La Valse e Bolero, de autoria de Maurice Ravel, com referências às valsas de Strauss, à Segunda Guerra Mundial e ao balé dançado em tavernas na Espanha.

Na apresentação do programa, Gil Jardim, regente do concerto, fala sobre os motivos marcantes em participar da temporada: “por dirigir uma orquestra cuja história construída ao lado de Camargo Guarnieri tenho grande respeito, – por encontrar esse conjunto de ótimos músicos, parceiros da vida musical dentro e fora da Universidade de São Paulo, – por celebrar a chegada de uma gestão administrativa que vislumbra cenário positivos para o grupo e fala a língua dos músicos e, sobretudo, por convidar e abraçar nossa querida OCAM, formada por uma rapaziada sempre renovada, sedenta de oportunidades que lhes permitam crescer técnica e artisticamente. Para os bolsistas da OCAM, estar lado a lado com os profissionais da OSUSP é uma circunstância preciosa, é realmente sublime!”

Serviço:
Ensaio aberto e gratuito de excertos da apresentação da OCAM e Osusp
Data: 29 de março
Horário: 12h30
Local: Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310

OCAM e OSUSP se apresentam na Sala São Paulo
Data: 30 de março
Horário: 21h
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo, SP)
Informações pelo e-mail da OSUSP ou pelo telefone (11) 3091-3000