OCAM e Comunicantus participam de concerto de encerramento da temporada da OSUSP

09/12/2017 21:00
10/12/2017 16:00

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) encerra a temporada 2017 com dois concertos neste final de semana com participações do Coral Universidade de São Paulo (CoralUSP) e de dois laboratórios vinculados ao Departamento de Música (CMU): a Orquestra de Câmara da ECA-USP e o Coro de Câmara Comunicantus. As apresentações acontecem no dia 9 de dezembro, sábado, às 21h, e no dia 10, domingo, às 16h, na Sala São Paulo.

O programa do concerto inclui as peças Sinfonia nº2 “Uirapuru”, de Camargo Guarnieri (1907-1993), Anunciação, de Olivier Toni (1926) e Alegres Trópicos. Um baile na Mata Atlântica, de Gilberto Mendes (1922), sob a regência do maestro Gil Jardim, docente do CMU, e participação da soprano Rosemeire Moreira.

Mantido pela Pró-Reitoria de Graduação, o Coro de Câmara Comunicantus é vinculado ao Comunicantus: Laboratório Coral, o qual desenvolve as atividades práticas dos corais da Escola, como ensaios e apresentações, além de promover cursos, workshops e concertos. O laboratório mantém outros cinco grupos, com perfis diferenciados de público, tendo em vista proporcionar oportunidades de estágio e aprendizado prático e reflexivo que preparem os futuros músicos para as múltiplas possibilidades de trabalho em canto coral.

Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas do CMU, permitindo aos jovens músicos da escola o contato com a prática instrumental. Possui um corpo sinfônico de 45 músicos, selecionado anualmente e integrado por alunos do Departamento e jovens que participam de cursos de extensão da USP. Desde 2001, o maestro Gil Jardim é responsável pela regência e pela direção artística.

Coro de Câmara Comunicantus e OCAM participam de concerto da OSUSP neste final de semana em São Paulo

Serviço:
Encerramento da Temporada 2017 da OSUSP – com participação da OCAM e do Coral Comunicantus

Datas e horários: 9 de dezembro, sábado, 21h, e 10 de dezembro, domingo, 16h
Local: Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 70,00
Faixa etária recomendada: a partir de 7 anos
Duração: 80 min

Fotos: Rafael Igayara da Silva Ramos (Comunicantus) e Divulgação/Auditório Ibirapuera (OCAM)