OCAM mostra música contemporânea

24/09/2016 11:00
25/09/2016 11:00

A Orquestra de Câmara (OCAM), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo,   se apresenta nos dias 24 e 25 de setembro,  trazendo repertório de autores contemporâneos como os paulistas Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e o norte-americano Frederic Rezwski.

Para o maestro Gil Jardim, do Departamento de Música (CMU), esse programa traz uma proposta diferente dos concertos tradicionais: “Você não vai sair assoviando uma melodia. Mas, com certeza, terá a oportunidade de vivenciar sonoridades e ideias musicais inusitadas, de assistir trabalhos marcantes dentro da produção da música atual”.

Uma das apresentações será no Instituto Tomie Ohtake, com entrada gratuita, como parte da exposição Os muitos e o um.   Essa parceria é explicada por Jardim: “Temos realizado vários concertos inspirados na programação do Instituto. Isso nos estimula à criação de interfaces inusitadas em nosso projeto. Ao ampliar as conexões entre linguagens, estendemos nossa rede de interesses culturais. Aproximamos os artistas do público, possibilitando que todos compartilhem informações. É uma exigência do mundo atual.”

Sobre os compositores, Valéria Bonafé atualmente desenvolve doutorado na USP e Alexandre Lunsqui é professor-doutor de Composição e Harmonia na UNESP, enquanto Frederic Rezwsk, hoje aos 78 anos, vive em Massachusetts (EUA), em plena atividade como autor.

PROGRAMA: MÚSICA CONTEMPORÂNEA

Alexandre LUNSQUI (1969) - Carretéis II

FILIPE FONSECA, regência

Alexandre LUNSQUI (1969) - Fibers, Yarn and Wire