OCAM abre exposição no Instituto Tomie Ohtake com o concerto "Momentos Musicais Modernistas"

05/04/2018 12:30
08/04/2018 11:00

A OCAM – Orquestra de Câmara da ECA inicia suas atividades em 2018 com o concerto Momentos Musicais Modernistas, o qual reúne obras de compositores que atuaram na primeira metade do século XX e que se destacaram pela ousadia de suas obras, como Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhaud e Ernesto Nazareth. O concerto será apresentado no dia 7 de abril durante a abertura da exposição Alucinações parciais, no Instituto Tomie Ohtake, que conta com obras modernas brasileiras e da coleção do Centre Pompidou, da França. No dia 5 de abril, às 12h30, a OCAM ainda promove um ensaio aberto  da apresentação no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI).

Gil Jardim, professor do Departamento de Música (CMU) e regente do concerto, explica que, para a montagem do repertório do concerto, "reuni obras de vários compositores que fossem significativos no cenário modernista mundial. Ou seja, uma pequena amostragem da efervescência criativa daquele período.” Desde 2001, o docente é diretor artístico da OCAM e também atua como regente titular da orquestra.

Filipe Fonseca é regente assistente da OCAM desde 2016. Formado em regência pela USP, atualmente é mestrando em Musicologia. Já participou do Festival de Música de Santa Catarina nas edições de 2008 a 2011, tendo aulas com Alex Klein, Emmanuel Martinez, Tao Fan e Norberto Garcia.

Serviço:

Ensaio aberto
Data: 5 de abril
Horário: 12h30
Local: Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP (Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, s/n, em frente ao prédio da ECA)

Concerto Momentos Musicais Modernistas
Data: 7 de abril
Local: Grande hall - Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88, São Paulo)
Grátis; os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes da apresentação

Concerto Momentos Musicais Modernistas
Data: 8 de abril
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo)