OCAM se apresenta com Badi e Clarice Assad no Sesc Pinheiros

01/09/2017 21:00
01/09/2017 23:00

A Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM) apresenta no dia 1º de setembro, sexta-feira, no Sesc Pinheiros, concerto com as compositoras Badi Assad e Clarice Assad, que conta ainda com a participação da violinista Ana de Oliveira. O repertório traz duas obras de Clarice Assad em estreia nacional, composições de Badi Assad especialmente arranjadas para a OCAM, além de músicas de Chico Buarque, Vital Farias e Milton Nascimento.

Para o maestro Gil Jardim, Badi e Clarice Assad "são instrumentistas excelentes, que utilizam o idiomático de seus instrumentos de forma muito particular. E, como se não bastasse, são cantoras maravilhosas, que utilizam a voz também como instrumento, com um senso rítmico brasileiríssimo e com admirável domínio técnico”.

Com 25 anos de carreira, Badi Assad já foi considerada uma das mais significativas e expressivas violonistas mulheres desta geração pela revista Rolling Stone. Sua discografia soma discos lançados pelo mundo, entre eles os premiados Wonderland (2006), considerado pela emissora BBC (Londres) como um dos 100 melhores álbuns do ano; Amor e Outras Manias Crônicas (2012), primeiro CD totalmente autoral, pelo qual obteve o prêmio de Melhor Compositora pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte); Cantos da Casa (2014), primeiro trabalho direcionado às crianças, que ganhou o Troféu Cata-Vento (Fundação Padre Anchieta), como melhor disco infantil do ano.

Tia e sobrinha tocam violão e piano, respectivamente, em apresentação com a OCAM

A compositora, pianista e cantora carioca Clarice Assad é filha do violonista e compositor Sergio Assad, do Duo Assad. Aos 13 anos, começou a trabalhar na noite tocando e acompanhando artistas como Lulhi e Lucina, por exemplo, além de participar de grupos como a Rio Jazz Orchestra. Aos dezoito anos, foi estudar composição nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Entre seus CDs estão Live at the Deer Head Inn (2016), Invitation (2004) e Relíquia (2007), este ao lado do pai.

O violinista Ana de Oliveira é integrante do Trio Puelli, desde 2009, grupo de câmara dedicado ao repertório dos séculos XX e XXI, com o qual lançou dois CDs, Primma e 3 Américas. Também é spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.

Programa:
Dreamscapes (Clarice Assad) – OCAM e Ana de Oliveira
Scattered (Clarice Assad) – OCAM e Clarice Assad
Blackbird (Lennon & McCartney) – Clarice Assad
Lua de Paris (Clarice Assad) – Clarice e Badi Assad
Joana Francesa (Chico Buarque) – Badi Assad
Ai que saudade d'ocê (Vital Farias) – Badi Assad
Ultraleve (Badi Assad) – OCAM e Badi Assad
Você não entendeu nada (Badi Assad) – OCAM e Badi Assad
Ponta de Areia (Milton Nascimento & Fernando Brant) – Clarice e Badi Assad
Feminina (Badi Assad) - Clarice e Badi Assad
Beatriz (Chico Buarque & Edu Lobo) – OCAM, Clarice e Badi Assad
Mulheres e Cunhatãs (Badi Assad) – OCAM, Clarice e Badi Assad

Serviço:
OCAM recebe Badi e Clarice Assad no SESC Pinheiros
Data: 1º de setembro
Horário: 21h
Local: SESC Pinheiros - Teatro Paulo Autran
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo
Ingressos disponíveis pelo site ou nas bilheterias das unidades do SESC

 

Fotos: Cyntia Val Elk (Clarice Assad) e Alfredo Nagib Filho (Badi Assad)