Oficina “O Corpo Musical no Teatro”

06/05/2013 09:00
08/05/2013 12:00

Nos dias 6 a 8 de maio ocorre, no Departamento de Artes Cênicas (CAC), a Oficina “O Corpo Musical no Teatro” com o músico de Théâtre Du Soleil, Jean-Jacques Lemêtre.

Músico, compositor, intérprete e professor, Lemêtre atua no Théâtre Du Soleil - um dos grupos teatrais mais importantes  da atualidade.

 Seu percurso artístico inclui filmes, óperas, experiências audiovisuais, seminários e workshops sobre a música no teatro e sobre a revitalização de músicas e instrumentos tradicionais. Colecionador de instrumentos musicais ocidentais e asiáticos, Lemêtre trabalha seus timbres tendo em vista a cena.

 Considerada por Lemêtre como “terceiro pulmão do ator”, a música nas encenações do grupo Soleil funciona como acompanhamento orquestral dos atores, como seu contraponto; por vezes se constitui como a aura dos personagens, como o seu interior e remete às suas paixões, ao seu inconsciente.

Ao longo dos ensaios Lemêtre improvisa no sentido jazz do termo, abrindo perspectivas para a criação cênica, formulando um vocabulário musical para transpor tudo o que é dito, buscando encontrar timbres relativos aos personagens.

O evento é gratuito e os interessados deverão se inscrever entre os dias 2 e 3 de maio, das 9h às 12 horas e das 13 às 16 horas, no Departamento de Música (CMU) sala 5A.

Data: 6 a 8 de maio
Horário: das 9 às 12 horas
Local: Departamento de Artes Cênicas – Sala 21