“Alemanha-Brasil: uma viagem no cinema transnacional”

29/09/2015 14:00

No dia 29 de setembro, às 14 horas, acontece a palestra “Alemanha-Brasil: Ida e Volta: uma viagem no cinema transnacional”. O evento, que é organizado pelo  Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) e o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.

As relações culturais e históricas entre Brasil e Alemanha, ao contrário das relações políticas e econômicas, ainda são pouco conhecidas. A palestra é um convite para explorar essas relações sob o ponto de vista das pesquisas transnacionais que vêm emergindo nos últimos anos como tendência nos estudos cinematográficos. Além de vários exemplos que ilustram as relações cinematográficas entre Brasil e Alemanha nas últimas décadas, a palestra também se propõe a uma interrogação acerca do benefício ou valor de uma pesquisa transnacional. O palestrante é o alemão Wolfgang Fuhrmann.

Wolfgang Fuhrmann é professor visitante no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão com bolsa da Swiss National Science Foundation (2015). Historiador do cinema do Departamento de Cinema - Universidade de Zurique, Suíça, Fuhrmann é especialista em cinema colonial alemão e autor de Imperial Projection: Screening the German Colonies (Berghahn 2015). Seu novo projeto de pesquisa investiga as relações cinematográficas entre Brasil e Alemanha.

                          

Serviço

Data: 29/9

Horário: 14h

Local: Auditório A do CTR