Palestra Kluge e Godard

01/12/2014 19:00

Hoje, às 19h, acontece a palestra Kluge e Godard: A imagem dialética no filme ensaio contemporâneo, promovida pelo grupo de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica. A palestra será exposta pelo jornalista e crítico literário Carlos Alberto Salim Leal.

Os debatedores são os professores Rubens Machado Jr. e Mateus Araújo Silva (a confirmar). A mediadora do debate é a professora Dalila Martins e o relator crítico é Cauê Costa Soares.

A partir da análise de trechos de Notícias da Antiguidade Ideológica (Alemanha, 2008), de Alexander Kluge, e Filme Socialismo (França, 2010), de Jean-Luc Godard, busca-se sustentar a hipótese de uma “afinidade eletiva” entre  problemas presentes nas produções abordadas e algumas ideias estético-filosóficas da teoria critica, presentes principalmente nas obras de T. W. Adorno e Walter Benjamin. Em especial busca-se tematizar a presença das alegorias e sua associação com a noção de imagem dialética, como modo simbólico capaz de abordar a experiência e sua perda nas formas sociais reificadas, às quais o indivíduo se encontra submetido no mundo contemporâneo. A partir daí busca-se aproximar e identificar recorrências temáticas e estéticas nas obras em questão. Serão projetados trechos de Notícias da Antiguidade Ideológica (2008), 60’, e de Filme Socialismo (2010)1ª parte, “Mouvement”, 45’.

Serviço

Data: 1 de dezembro
Hora: 19h
Local: Auditório B, CTR/ECA-USP.